F.Gil...7News.: 08/14/14

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A DENGUE/RN/14

Casos notificados de dengue caíram 51% em 2014 no RN

De acordo com boletim divulgado pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), os números de notificações de dengue este ano reduziram 51,02% em comparação ao mesmo período em 2013. Em 2014 foram notificados 9.425 casos de dengue, enquanto no mesmo período de 2013 foram notificados 19.242 casos.

Em relação ao número de óbitos em 2014, foram 24 notificações, sendo 13 confirmados por dengue, 8 descartados e 3 ainda em investigação. Em 2013, no mesmo período, foram 32 óbitos suspeitos, tendo 23 confirmados, 6 descartados e 3 em investigação. Os números de óbitos suspeitos tiveram uma redução de 25% enquanto que o de óbito confirmado a diminuição chegou a 43%.

Sobre a alta incidência da doença por município, o comparativo registrou também redução de 62,6%. Um total de 40 municípios apresentou incidência alta em 2014, enquanto em 2013 esse número chegou a 107 no período. Os municípios que mais notificaram casos de dengue em 2014 foram: Natal (1.912), Caicó (1029), Parelhas (788), Parnamirim (473), Mossoró (470) e Rafael Fernandes (410).

POÇO DE VARAS NO PAC/RN.

Ministro da Integração Nacional garante à Governadora inclusão da barragem de Poço de Varas no PAC

Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira, 13, a Governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, para discutir soluções urgentes para o problema de colapso total de água em diversos municípios potiguares. Já estão nessas condições as cidades de Tenente Ananias, Rodolfo Fernandes, Luís Gomes, Antônio Martins, Venha Ver, Paraná, João Dias e Pilões. A situação também se aproxima do nível crítico em Coronel João Pessoa, Encanto, Água Nova e Doutor Severiano.

Na reunião, a Governadora solicitou e teve o pleito atendido por parte do ministro, para a construção da barragem de Poço de Varas, no município de São Miguel. “Assim como Oiticica, no Seridó, essa obra é de extrema importância e se faz urgente pra atender o Alto Oeste potiguar. O Governo do Estado e o DNOCS já vão fazer o cadastramento dos moradores da região para dar início às desapropriações”, declarou Rosalba Ciarlini. Depois de exposto o quadro, a Governadora ouviu do ministro Francisco Teixeira o sinal positivo de que a obra vai sair do papel.

Em outro ponto da reunião, a chefe do Executivo potiguar lembrou que as poucas chuvas que caíram esse ano não repuseram o volume de água dos reservatórios. Como no açude Dourado, em Currais Novos, e Gargalheiras, em Acari. O ministro Teixeira Coelho informou que reuniu-se com o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, para incluir R$ 31 milhões no PAC. Valores que serão utilizados pra finalização da adutora do Alto Oeste e a construção da adutora de engate rápido de Currais Novos. Neste último caso o projeto está sendo executado pelo DNOCS a partir de um estudo do governo do estado que vai fazer a distribuição de água por meio da Caern.

Na audiência, acompanharam a Governadora os prefeitos de Venha Ver, Expedito Salviano; São Miguel, Dario Vieira; Coronel Ezequiel, Pachica, o ex-prefeito de Doutor Severiano, Valdir Pires, e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luciano Xavier. Postado por Uniserra News: 14:20 14/08/14.