F.Gil...7News.: 12/07/16

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Terremoto deixa dezenas de mortos na Indonésia/Ásia!


Tremor de magnitude 6,5 atinge província de Aceh, destruindo casas, lojas e mesquitas. Ao menos 97 pessoas morrem e 300 ficam feridas. Equipes de resgate buscam mais vítimas sob os escombros.


Ao menos 97 pessoas morreram e centenas ficaram feridas nesta quarta-feira (07/12) após um forte terremoto de magnitude 6,5 na escala Richter atingir a província de Aceh, no noroeste da Indonésia.

Imagens da TV local mostram a destruição de casas e edifícios, incluindo lojas e mesquitas, principalmente nos distritos de Pidie Jaya e Pidie. Várias estradas foram danificadas com rachaduras, e postes de energia, derrubados. Segundo as autoridades, ao menos 125 casas, 105 lojas e 14 mesquitas foram destruídas.

Segundo as autoridades, as equipes de regaste ainda estão trabalhando nos escombros de dezenas de edifícios à procura de vítimas.

Na capital Jacarta, o presidente Joko Widodo ordenou que todas as agências governamentais participem dos esforços de resgate.

Centenas de feridos;
A Cruz Vermelha Indonésia implantou equipes de resposta a emergências e anunciou contas bancárias para doações. A Organização Internacional para as Migrações disse que enviou uma equipe de avaliação a Aceh.

Cerca de 300 pessoas ficaram feridas após o forte tremor, 73 delas com ferimentos graves, disse o porta-voz da agência nacional de desastres, Sutopo Nugroho.

No hospital principal de Pidie Jaya, devido ao grande número de pacientes, algumas vítimas são atendidas do lado de fora. Dezenas de outros feridos foram transferidos para distritos vizinhos.

As autoridades suspeitam que muitas pessoas ainda estejam presas nos escombros. "Muitos donos de lojas vivem em suas lojas de dois andares. Enviamos três escavadeiras para levantar os escombros dos edifícios", acrescentou o chefe da agência nacional de desastres.

Pânico nas primeiras horas da manhã
O terremoto aconteceu às 5h03 (horário local) desta quarta-feira, com o epicentro a 18 quilômetros a nordeste de Pidie Jaya e a uma profundidade de 17 quilômetros, informaram as autoridades indonésias. Apesar da potência, o tremor não gerou tsunami.

Muitos moradores haviam acordado para realizar suas orações matutinas quando o terremoto aconteceu. "Eu estava tão em pânico e receoso que ainda estou tremendo", disse Amanda, uma médica em Banda Aceh.

A Indonésia está localizada numa região conhecida como Círculo de fogo do Pacífico, onde terremotos e erupções vulcânicas são frequentes. Um terremoto de magnitude 9,1 na ilha de Sumatra, em 26 de dezembro de 2004, gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 11 países, incluindo cerca de 180 mil somente na província indonesa de Aceh.

*DW... .

Aprovados no ENEM poderão ter direito a cursar ensino superior garantido por lei.

DSC_0017.JPG

Foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (7), o Projeto de Lei 690/2015, apresentado pelo deputado federal Beto Rosado (PP), que garante aos estudantes do terceiro ano do ensino médio o direito ao ingresso nas universidades se forem aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A proposta agora segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

De acordo com o Projeto, os estudantes que conseguirem a pontuação no ENEM para entrar nas universidades terão o direito de obter nas escolas o certificado de conclusão do ensino médio garantido por lei. Assim, as instituições de ensino não poderão impedí-los de ingressar no ensino superior.

“Ao ser aprovado na seleção do ENEM para cursar uma universidade, o estudante já mostra que adquiriu conhecimentos satisfatórios que o credencia para adiantar sua carreira acadêmica. Apresentamos esse Projeto para reconhecer o mérito e o esforço dessas pessoas. A lei evitará também as custas processuais de estudantes que ocasionalmente passam no ENEM, mas ficam com alguma pendência na escola”, frisou o deputado.


Relatorias/Também foram aprovados na Comissão de Educação dois Projetos de Lei relatados por Beto Rosado. O PL 5.618/16 insere, no Programa de Aquisição de Alimentos, a distribuição de sementes para a plantação de hortas nas escolas públicas de educação básica. O PL 3.740/15 reconhece os cursos de agronomia ou engenharia agronômica, de acordo com a tradição da instituição de ensino

*Robson Pires.

Maioria do STF determina permanência de Renan na presidência do Senado.

CzGV2bzXAAACanj

Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta quarta-feira, a permanência do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. Antes mesmo de a votação terminar, a maioria do plenário já se manifestou contra o afastamento, que havia sido determinado, em liminar, pelo ministro Marco Aurélio Mello.

*Robson Pires.

Monumentos do RN são iluminados de laranja para a campanha #Dezembro/laranja.

ponte redinha marela

Os monumentos do Rio Grande do Norte – como a ponte Newton Navarro, o pórtico dos Reis Magos e a ponte da Prudente de Morais – foram iluminados com a cor laranja em homenagem à campanha #dezembrolaranja da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio Grande do Norte são diagnosticados em média de 2 mil novos casos de câncer de pele por ano. Para destacar a importância da fotoproteção e cuidados, a campanha #dezembrolaranja terá ações de conscientização e divulgação no Estado. Além disso, a iluminação dos monumentos – feita em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) – vai lembrar a todos a importância do uso do protetor solar.


A ação faz parte do calendário nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e destaca a importância da prevenção ao câncer de pele, feita em outras capitais do Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, o ponto turístico do Morro da Urca e o Maracanã estarão iluminados com a cor laranja durante o mês de dezembro.

O Rio Grande do Norte lidera os índices de radiação solar e de descobertas de novos casos de câncer de pele no Nordeste. “Os números representam um alerta à população: precisamos que as pessoas se conscientizem da importância da fotoprotecao. Se não tratado, o câncer de pele pode deixar sequelas e até levar a morte”, destaca o presidente da SBDRN, o dermatologista Dr. Leonardo Ribeiro.


O câncer de pele é o que mais afeta a população brasileira, mais de 25% de casos da doença no Brasil, onde são diagnosticados mais de 170 mil novos casos por ano. A cada três minutos é diagnosticado um novo caso e a cada três horas morre uma pessoa com câncer no Brasil.

*Robson Pires.

PARA RENAN, DECISÃO DE AFASTAMENTO É ‘RETALIAÇÃO’ DO JUDICIÁRIO.


Afastado do comando do Senado no início da noite desta segunda-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, Renan Calheiros (PMDB-AL) vê retaliação e atribuiu, em conversa com interlocutores, que a decisão do ministro teve como motivação o fato de ele estar levando à frente uma série de projetos que envolvem o Poder Judiciário. 

Nos diálogos, o peemedebista citou o fato de ele se mostrar a favor do projeto de abuso de autoridade e ter criado uma comissão para investigar os supersalários, que têm magistrados como um dos principais alvos. 

Renan considera que a decisão do STF é uma forma de ele não “tocar” nessa pauta, conforme relato obtido com um aliado que o visitou na residência oficial. O peemedebista, entretanto, tem se mostrado frio desde que soube da manifestação. O senador discute com aliados e com sua assessoria um eventual recurso contra a decisão. 

O peemedebista esteve no foco dos protestos de rua de domingo em todo o País, quando manifestantes pediram “fora, Renan”, e se tornou réu na quinta-feira passada por peculato – a decisão acabou estimulando a Rede Sustentabilidade a pedir ao STF o afastamento de Renan às 11h17 desta segunda-feira. 

Surpreendidos com a liminar do STF, interlocutores de Renan informaram que ainda não definiram qual o melhor caminho para tentar reverter a decisão de Marco Aurélio. 

Renan chegou de Maceió segunda-feira à tarde e foi direto para a residência oficial da presidência do Senado. Ele era esperado por Michel Temer na reunião de anúncio da reforma da Previdência no Palácio do Planalto – o presidente chegou a atrasar o início do encontro por essa razão. 

O peemedebista está em contato direto com o advogado-geral do Senado, Alberto Cascais, que também é seu chefe de gabinete. Homem de confiança de Renan, ele disse apenas que está “estudando saídas”. No radar, entre outros caminhos, um eventual agravo ao plenário do Supremo para que toda a Corte aprecie a liminar, mantendo-a ou reformando-a. 
Poderes 

Por ora, Renan divulgou uma curta nota em que diz que só vai se manifestar após conhecer oficialmente o teor da liminar concedida por Marco Aurélio, mas a tendência é tratar o assunto como uma decisão que afronta um Poder da República. A nota dá a senha disso. 

“O senador consultará seus advogados acerca das medidas adequadas em face da decisão contra o Senado Federal. O senador Renan Calheiros lembra que o Senado nunca foi ouvido na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental e o julgamento não se concluiu”, disse a manifestação.

Serrinha de Fato.