F.Gil...7News.: 01/12/17

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Noruega é o primeiro país do mundo a abandonar a rádio FM.

O sistema de transmissão digital de áudio permitirá aumentar as emissoras e enriquecer conteúdos a um custo oito vezes menor ao da FM. A Noruega se torna hoje o primeiro país do mundo a trocar progressivamente a rádio em frequência modulada (FM) por um novo padrão digital, que permitirá enriquecer conteúdo e criar novas emissoras.

Segundo seus promotores, o sistema de transmissão digital de áudio (DAB, na sigla em inglês) permitirá aumentar as emissoras e enriquecer conteúdos a um custo oito vezes menor ao da FM, um sistema lançado nos Estados Unidos em 1945. O sistema DAB é difundido por via hertziana, permite cobrir melhor todo o território, voltar a ouvir um programa (podcast) e difundir mais facilmente uma mensagem de alerta em caso de catástrofe ou em situações de emergência, afirmam as autoridades norueguesas. “A grande diferença e a principal razão desta grande mudança tecnológica é que queremos oferecer uma melhor oferta de rádio a toda a população”, explica Ole Jørgen Torvmark, diretor da Digitalradio Norge, que reúne profissionais do setor, como a rádio pública NRK e a privada P4.

País com vocação para as novas tecnologias, a Noruega está há anos preparando a transição e o DAB e o FM convivem desde 1995. Além disso, 22 estações de rádio em âmbito nacional já transmitem o sinal digital e ainda há espaço para outras 20, enquanto com a FM só era possível ter um máximo de cinco emissoras nacionais.

Muitos noruegueses acreditam, no entanto, que a mudança é prematura e segundo um estudo publicado no jornal Dagbladet em dezembro, 66% dos noruegueses são contrários ao desaparecimento total do FM (17% são favoráveis). Setenta e quatro por centro da população têm ao menos um aparelho que capta o sinal digital, mas, ao contrário, apenas um terço dos automóveis são capazes de captar o novo sistema.

Para resolver o problema nos carros, é preciso comprar um adaptador que custa entre 1.000 e 2.000 coroas (entre 110 e 220 euros) ou comprar outro aparelho de rádio. “É completamente estúpido porque não preciso de mais emissoras das que eu já tenho”, explicou à AFP Eivind Sethov, um aposentado de 76 anos que mora em Oslo. “É caro demais, espero que os preços caiam antes de comprar um adaptador para o meu carro”.

Segundo Torvmark, não há motivos para se preocupar. “Está claro que quando há uma grande mudança tecnológica, muitos se fazem perguntas e são críticos (…) Mas a metade dos ouvintes já está escutando cada semana emissoras que antes não teriam podido existir”.

Se a Noruega é um país pioneiro na digitalização de sua rádio é, em parte, devido à topografia repleta de fiordes e montanhas e sua população muito dispersa, que encarece muito a difusão de emissoras em FM. O processo de extinção da frequência modulada começou na província de Nordland, hoje, às 11h11 locais (08h11 de Brasília) e segue por todo o país durante todo o 2017, tornando obsoletos milhões de transistores.

Na Europa, países como Suíça, Grã-Bretanha e Dinamarca estão seguindo os mesmos passo, mas outros estão atrasados. “Está levando muito tempo”, lamenta Simon Spanswick, presidente da Association for International Broadcasting (AIB), e denuncia que muitos países são contrários à mudança digital para evitar o descontentamento da população que terá que “investir em novos equipamentos”.

Exame.com

Porte de arma branca pode ser punido com seis meses de detenção.

menor-rouba-idosa-com-recurso-a-faca_388381
O porte de armas brancas, como facas e canivetes, com a intenção de praticar crime pode ser punido 


com multa e até seis meses de detenção.

É o que estabelece o PLS 320/2015, de autoria do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), em debate na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A intenção é diminuir a quantidade de crimes praticados com armas brancas.

Para Raimundo Lira, é preciso deixar claro no Código Penal Brasileiro que arma branca pode ser letal.

#Robson pires.

Calendário de Vacinação é ampliado para uma parcela maior da população para 2017.


O ano começa com importantes alterações no Calendário Nacional de Vacinação, que têm como objetivo otimizar a cobertura vacinal no país. A ampliação de grupos e faixas etárias fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), conduzido pelo Ministério da Saúde, para 2017. 

A partir de agora, uma maior parcela da população ficará mais protegida uma vez que irão receber vacinas como a HPV, meningocócica C, tríplice viral e varicela, além da hepatite A. Nos municípios de Minas Gerais, os postos de saúde já se encontram abastecidos com as doses necessárias para imunizar os grupos prioritários.

WhatsApp ganha novo botão e função que vão facilitar sua vida;


Baixe a versão atualizada do WhatsApp Beta no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) 

O WhatsApp Beta ganhou uma atualização que permite buscar GIFs pelo Giphy, com um botão direto no mensageiro. O update também adicionou outra função: a possibilidade de enviar até 30 fotos de uma vez, ao invés de 10, deixando o compartilhamento mais prático. As novidades estão disponíveis a partir desta terça-feira (10), na versão 2.17.6 Beta para celulares Android. A versão de testes do WhatsApp pode ser baixada em português, com atualização diretamente na Google Play Store. 

A vantagem é que com o Giphy o usuário pode encontrar um catálogo de animações divertidas, ao invés de só usar os arquivos do celular, sem precisar instalar aplicativos extras. Esse recurso já estava disponível para iPhone (iOS) e deve chegar em breve à versão oficial do mensageiro para celulares com Android. Veja como encontrar as novas ferramentas no tutorial aqui

Globo, via Techtudo