F.Gil...7News.: 11/22/16

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Igreja: Papa Francisco institui «Dia Mundial dos Pobres».

Celebração inspirou-se na experiência do Jubileu da Misericórdia e vai celebrar-se no penúltimo domingo do ano litúrgico

Cidade do Vaticano, 21 nov 2016 (Ecclesia) – O Papa decidiu instituir um “Dia Mundial dos Pobres” na Igreja Católica, que vai ser celebrado no penúltimo domingo do ano litúrgico, revelou hoje o pontífice numa nova carta apostólica.

A celebração é inspirada no Ano Santo da Misericórdia (dezembro 2015-novembro 2016), que se concluiu este domingo e, particularmente, no ‘Jubileu das Pessoas Excluídas Socialmente’, que se celebrou no Vaticano a 13 de novembro, dia em que se fecharam as Portas Santas em todas as catedrais e santuários do mundo.

“Intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”, escreve Francisco, na carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’, com a qual marca o final do Jubileu.

O Papa explica que vê nesta nova celebração a “mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”, que encerra o ano litúrgico na Igreja Católica, evocando a sua identificação com os “mais pequenos e os pobres”.

O “Dia Mundial dos Pobres” quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho”

“Não podemos esquecer-nos dos pobres: trata-se dum convite hoje mais atual do que nunca, que se impõe pela sua evidência evangélica”, sustenta.

Francisco defende que “não poderá haver justiça nem paz social” enquanto “Lázaro [nome dado por Jesus a um pobre numa das suas parábolas] jazer à porta da nossa casa”.

A iniciativa pretende ainda “renovar o rosto da Igreja” na sua ação de conversão pastoral para que seja “testemunha da misericórdia”.

O Papa deixa votos de que a Igreja Católica saiba dar vida a “muitas obras novas” que manifestem essa misericórdia, indo ao encontro dos que padecem a fome e a sede, “sendo grande a preocupação suscitada pelas imagens de crianças que não têm nada para se alimentar”.

Francisco elenca vários campos que exigem respostas concretas, como as migrações, as doenças, as prisões, o analfabetismo ou a ignorância religiosa.

A carta apostólica elogia os “muitos sinais concretos de misericórdia” que foram realizados durante o último Ano Santo, mas recorda que isso “não basta”, perante “novas formas de pobreza espiritual e material, que comprometem a dignidade das pessoas”.

O Papa recorda os desempregados, os sem-abrigo e sem-terra, as crianças exploradas e todas as situações que exigem uma “cultura de misericórdia” que combata a indiferença e a desconfiança entre seres humanos.

“As obras de misericórdia, tocam toda a vida duma pessoa. Por isso, temos possibilidade de criar uma verdadeira revolução cultural precisamente a partir da simplicidade de gestos que podem alcançar o corpo e o espírito, isto é, a vida das pessoas”, precisa.

A carta apostólica conclui-se com a convicção de que se vive “o tempo da misericórdia” para todos os que sofrem, das mais diversas formas.

"Existem muitos sinais concretos de bondade e ternura para com os mais humildes e indefesos, os que vivem mais sozinhos e abandonados. Há verdadeiros protagonistas da caridade, que não deixam faltar a solidariedade aos mais pobres e infelizes", refere o Papa.

OC... .

Terremoto na Nova Zelândia foi tão forte que levantou 2 metros do fundo do mar.

terremoto-nova-zelandia

As fotografias incríveis mostram as consequências do terrível terremoto ocorrido há poucos dias na Nova Zelândia com 7,8 graus Segundo informações do britânico Daily Mail, mais de 2 metros do fundo do mar foram elevados no norte do litoral de Kaikoura, uma das ilhas do país. 

Os pesquisadores ainda informaram que nunca viram algo parecido ocorrer em nenhuma parte do mundo em casos de terremotos.de magnitude.As fotos mostram parte do solo que estava submerso – exibindo diversas pedras, rochas variadas, sedimentos, bem como algas. A elevação também trouxe à superfície lagostas e alguns animais marinhos que estavam embaixo d´água.


As fotos foram compartilhadas milhares de vezes no Twitter e em outras redes sociais, chocando pessoas ao redor do mundo. 

*Jc... .

Zenaide Maia presente na procissão e missa da padroeira de Natal/RN.


zenaide-festa
A deputada federal Zenaide Maia esteve presente no fim da tarde desta segunda-feira (21), Dia de Nossa Senhora da Apresentação, na tradicional procissão e missa de encerramento da festa dos festejos da padroeira de Natal. 

A deputada esteve acompanhada do seu esposo, Jaime Calado, prefeito de São Gonçalo do Amarante.

Para Zenaide, a celebração da padroeira é uma data muito importante. “Faço questão todos os anos de participar desta linda e tradicional festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de nossa capital Natal, festa essa que faz parte do calendário cultural do nosso Estado”, declarou Zenaide Maia.

*Robson Pires.

Aluna do RN é finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa.

aluna_rn

Foram conhecidos nesta sexta-feira (18) os 38 finalistas do gênero Memórias Literárias da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Entre eles, Thayssa Paiva de Castro da EE Cel João Pessoa, da cidade de Doutor Severiano. Orientada pela professora Núbia Cristina Pessoa de Queiroz, escreveu o texto “Amor que não posso mais viver”. A cerimônia de premiação foi realizada em Fortaleza (CE) e reuniu 125 estudantes semifinalistas vindos de todo o país.

O gênero foi trabalhado por alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental da rede pública. Já foram realizadas as semifinais das categorias Artigo de Opinião, em São Paulo, com estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio; e Crônica, em Porto Alegre (RS), com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Nesta semana, acontecerá a semifinal da categoria Poema, com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, em Salvador (BA). Na premiação final serão revelados os cinco ganhadores de cada categoria

#Robson Pires.

La Niña está em curso e dita as regras do clima!

Frio

O fim de semana foi marcado por temperaturas baixas no Sul, porém, na maior parte das áreas produtoras, a mínima ficou acima dos 5°C. Somente em General Carneiro (PR), fez 2°C no último sábado, dia 19. O responsável por esse frio fora de época é o fenômeno La Niña, que, depois de muita polêmica, já está em curso.

A anomalia chegou a ser de 0,8 grau negativo em parte do oceano Pacífico Equatorial, o que já caracteriza o fenômeno. “Na prática, nada muda e continuamos com a mesma previsão climática de diminuição das chuvas no Sul e aumento no Centro-Norte do Brasil, a exemplo do que já estamos vivendo”, explica Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.

Para esta terça, dia 22, apesar da previsão de mínimas entre 6°C e 9°C na Campanha Gaúcha e nas Serras Gaúcha e Catarinense, o que chamará a atenção será o calor da tarde. A máxima passa dos 35°C no noroeste do Paraná, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul, áreas em que a umidade do solo já está mais baixa. Somente nos primeiros dias de dezembro, a temperatura voltara a cair.

Na última semana aconteceu a primeira grande chuva desde o início do período das águas sobre o centro e Norte do Brasil. O acumulado superou 75 milímetros em Minas Gerais, Espírito Santo, sul, centro e oeste da Bahia, sul do Maranhão, norte de Tocantins, leste e norte de São Paulo, leste de Mato Grosso e do Pará e em Rondônia.

Com isso, a umidade do solo deu um salto e passou dos 90% em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e sul da Bahia. Também observamos valores acima dos 60% no oeste da Bahia, centro e sul de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e na região Sul do Brasil.

Desde o início de novembro, entre os municípios produtores, Sinop (MT) foi o que recebeu mais chuva, com 370 milímetros ou 40% mais que o normal para todo o mês.

Por outro lado, o tempo permaneceu seco no leste e norte do Nordeste e entre o noroeste do Paraná, oeste de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul. Neste último estado, a umidade do solo diminuiu em relação à semana anterior.

O tempo vai continuar mais seco no Nordeste, por causa do avanço de um vórtice ciclônico de altos níveis. Esse fenômeno diminui a chuva sobre a região e aumenta a precipitação sobre o Sudeste e, especialmente, Centro-Oeste.

Nessa região, o acumulado oscila entre 80 e pouco mais de 150 milímetros sobre o centro e sudeste de Mato Grosso e sudoeste de Goiás, somente nos próximos três dias, de acordo com a simulação feita pelo INMET, Instituto Nacional de Meteorologia.

A previsão indica que a chuva forte só retorna ao centro e Sul do Brasil nos últimos 5 dias de novembro. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, a chuva também ganha intensidade, mas o acumulado previsto não será significativo na maior parte das áreas produtoras.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural.