F.Gil...7News.: 11/14/16

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O presidente eleito dos EUA Trump promete deportação imediata de até 3 milhões de imigrantes.



Donald Trump cumprirá com sua promessa de deportar milhões de imigrantes sem documentos dos Estados Unidos, afirmou o presidente eleito em uma entrevista que será transmitida neste domingo (13) no programa “60 Minutes” da rede “CBS”.

Segundo Trump, até 3 milhões de pessoas serão deportadas depois que ele assumir o cargo.

Via/Serrinha de Fato.

Finlândia será o primeiro país a cancelar disciplinas escolares!

Finlândia será o primeiro país a cancelar disciplinas escolares

O sistema de educação na Finlândia é considerado um dos melhores do mundo. Nos rankings de avaliação da educação, o país fica entre os dez com melhor desempenho. Porém, as autoridades locais não querem se conformar com o que já foi conquistado, e decidiram fazer uma verdadeira revolução no sistema escolar.

Serão canceladas todas as disciplinas escolares: física, matemática, literatura, história e geografia.

A justificativa, pelo menos, é interessante. A chefe do Departamento de Educação de Helsinque, Marjo Kyllonen, explica assim as mudanças: “Há escolas que ensinam pelo método antigo, o que funcionava no começo dos anos 1900. Porém, as necessidades agora são outras, e devemos criar algo que seja mais adequado ao século 21“.

Em vez de disciplinas separadas, os alunos irão estudar eventos e fenômenos em um formato multidisciplinar. Assim, por exemplo, a Segunda Guerra Mundial será estudada nas aulas de história, geografia e matemática. Já no curso ”Trabalho na cafeteria“, os alunos serão orientados quanto a conhecimentos complexos de inglês, economia e habilidades comunicativas.

Esse sistema será aplicado para os estudantes das séries mais avançadas, a partir dos 16 anos. De acordo com a ideia, o aluno precisará escolher que assunto ou área estudar, de acordo com suas noções do que será útil em sua vida. Desta forma, os adolescentes não precisarão estudar grades curriculares completas de física ou química, fazendo-se as eternas perguntas: “Para que estou estudando isso?” ou ”Para que preciso saber disso"?

O formato tradicional da relação entre aluno e professor também mudará. Os estudantes não precisarão ir à frente da sala e esperar impacientemente quando precisarem expor algo. No lugar disso, haverá trabalho em pequenas equipes e a explicação de problemas.

O sistema finlandês de educação estimula o trabalho em grupo, então as mudanças no trabalho afetarão também os professores. A reforma escolar irá exigir mais interação entre professores de disciplinas diferentes. Cerca de 70% de todos os professores de Helsinque já passaram por treinamento para atuar no novo modelo, e ganharão aumento de salário.

O sistema será totalmente renovado até 2020.

*F.Gil7News!

Hoje é dia de dá atenção a ‘Diabetes”.


diabetes
No Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), a Federação Internacional do Diabetes faz um alerta: um em cada dois adultos com a doença não está diagnosticado e, portanto, não tem ciência de sua condição e não toma os devidos cuidados.

O tema da campanha este ano é De olho no diabetes, com foco em promover a importância do rastreamento e garantir o diagnóstico precoce, o tratamento e a redução do risco de complicações mais sérias – sobretudo em casos de diabetes tipo 2.

Dados da entidade mostram que a doença segue crescendo em todo o mundo: ao todo, 415 milhões de adultos viviam com diabetes em 2015. A previsão é de que esse número chegue a 642 milhões em 2040 – uma proporção de um adulto diabético para cada dez adultos no planeta.

“Muitas pessoas vivem com diabetes tipo 2 por muito tempo sem que tenham ciência de sua condição. Quando recebem o diagnóstico, as complicações provocadas pela doença podem já estar presentes”, destaca a federação.

Os números mostram ainda que até 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos por meio da adoção de hábitos mais saudáveis. A quantia deve representar cerca de 160 milhões de pacientes até 2040.

“Diante de índices crescentes de subnutrição e de baixa atividade física entre crianças de diversos países, o diabetes tipo 2 na infância tem potencial para se tornar um problema de saúde pública global, provocando sérias consequências”, acrescenta a entidade.

Em diversas localidades do mundo, o diabetes figura como a principal causa de cegueira, doenças cardiovasculares, falência renal e amputação de membros inferiores.

*Robson Pires.