F.Gil...7News.: 01/16/17

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Anvisa registra primeiro remédio à base de maconha no Brasil... .


anvisa-registra-primeiro-remc3a9dio-c3a0-base-de-maconha-no-brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou nesta segunda-feira o primeiro medicamento à base de Cannabis sativa, a planta que dá origem à maconha, no Brasil. O medicamento específico Mevatyl (tetraidrocanabinol (THC), 27 mg/mL + canabidiol (CBD), 25 mg/mL) será fabricado pela GW Pharma Limited – Reino Unido e distribuído no Brasil pela Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda na forma de spray. O produto é indicado para o tratamento da “espasticidade moderada a grave relacionada à esclerose múltipla”, mas é contraindicado para gestantes, idosos, portadores de epilepsia ou usuários de maconha. Segundo a nota técnica do registro, a eficácia do medicamento foi testada em estudos clínicos com mais de 1,5 mil pacientes. O remédio foi aprovado em outros 28 países, onde tem o nome comercial de Saltivex. No Brasil, o Mevatyl será comercializado com uma tarja preta e sua compra será condicionada à prescrição médica.

Super Interessante.

Governo oficializa reajuste de 6,58% para aposentados que ganham acima do mínimo... .

1207portalinss

Aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefícios com valor acima de um salário mínimo terão seus benefícios reajustados em 6,58% em 2017, segundo portaria publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (16). O valor refere-se à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano passado, divulgado na véspera pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que serve de referência para a correção dos benefícios previdenciários. 

Com o reajuste, o teto da Previdência Social para 2017 subiu para R$ 5.531,31, ante R$ 5.189,82 em 2016.

FMI reduz previsão de alta para o PIB do Brasil em 2017... .

fmi

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está mais pessimista em suas previsões a respeito do desempenho da economia brasileira em 2016 e em 2017. Em relatório divulgado nesta segunda-feira (16), o fundo ampliou a previsão de queda do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado de3,3% para 3,5% e reduziu a projeção de alta em 2017, de 0,5% para 0,2%. Para 2018, o FMI projeta um crescimento de 1,5%.

Na última estimativa apresentada em outubro, o FMI havia mantido as projeções, depois de ter melhorado pela primeira vez – após cinco revisões para baixo – sua projeção para o PIB de 2016. O número fechado do ano anterior será anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março.

Presos se rebelam em mais um presídio do Rio Grande do Norte.


Detentos do Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, em Natal, estão rebelados desde as 3h (4h de Brasília) desta segunda-feira (16). Segundo o governo do Rio Grande do Norte, a situação foi controlada por volta das 5h30 (6h30 de Brasília). Não houve fugas e não há informações sobre feridos. No fim de semana, uma rebelião em outro presídio do estado deixou 26 mortos.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), os presos tentaram derrubar uma parede do presídio Raimundo Nonato, mas a polícia interveio e evitou a fuga. Eles ainda tentaram entrar em uma área de isolamento da unidade, onde ficam os presos ameaçados de morte, mas não conseguiram. 
O Grupo de Operações Especiais da pasta entrou no presídio às 7h30 (8h30 de Brasília) para debelar o motim. A nova rebelião atrasou uma revista prevista para ocorrer na manhã desta segunda-feira na Penitenciária de Alcaçuz, onde ocorreram as mortes no fim de semana. 

Conhecido como Cadeia Pública de Natal, o Presídio Provisório Raimundo Nonato não tem grades, que foram arrancadas em rebeliões anteriores. O estabelecimento tem 166 vagas projetadas, mas abriga 600 detentos, segundo um relatório de novembro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As condições são consideradas "péssimas". 

Fonte: G1

Vigésima primeira edição do encontro dos Profetas da Chuva em Quixadá/Ceará ... .14/01/17.


08:46 · 15.01.2017 por José Avelino Neto
Prever o inverno se valendo apenas da observação dos fenômenos da natureza é uma proeza. Essa tem sido a marca de profetas e profetisas da chuva de Quixadá, distante 170 km de Fortaleza. Em meio à seca que castiga o Ceará já há cinco anos seguidos, eles desafiam a ciência para descobrir se vai ou não chover apenas pelo crescimento de determinada planta até a forma como o vento chega no início da noite. No último sábado (14), alguns dos mais antigos profetas fizeram um balanço de suas previsões e falaram da expectativa do próximo encontro, marcado para acontecer no início do ano que vem.

>Profetas da Chuva preveem chuvas dentro da média para 2017

A reunião foi organizada pela equipe que realiza a nona edição do Encanta Quixadá, evento que se encerrou sábado. Os profetas se reuniram no início da manhã em um café servido a amigos e estudiosos da cultura popular. Empolgados, eles falavam das previsões que já haviam feito em anos anteriores. "Esse pessoal da tecnologia só faz previsão para dizer se vai encher açude. Mas a gente faz previsão para dizer se vai ter pasto, se vai dar feijão, se vai encher os açude particular", explica Josué Viana, 67, e participante do encontro há 12 anos. Ele rebate o posicionamento de cientistas de que o inverno foi ruim. "O inverno não foi ruim de todo, não. Deu pra aproveitar alguma coisa", pontuou.

Em 2017 o evento dos profetas da chuva chega a sua 21ª edição. Nos últimos anos, não houve um consenso entre os profetas sobre os invernos que se seguiram. Muitos opinaram que o inverno seria bom, e acabaram tendo que aceitar em meio ao mato seco e a reservatórios em volume morto, que as previsões que fizeram não condiziam com a realidade. Ainda também é cedo para tentar dar a certeza de algo. Mas para alguns, já há o que se comemorar. "Vamos ter um inverno bom para o ano", é o que afirma Maria de Lourdes Lemos, 79. Ela garante ser a única mulher entre os profetas cearenses e diz que 2017, será um ano de terra molhada. Mas ela pondera: "Isso é apenas uma previsão, meu filho. Muita coisa pode mudar. Meu pai era um analfabeto, mas era muito sábio. Ele dizia que quando chegasse o tempo em que o homem quisesse saber mais do que Deus, ele mudava os tempos".

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) só divulga o prognóstico das chuvas do período de janeiro a maio no início de cada ano mas a chegada do La Niña tem contribuído para deixar agricultores e a população em geral ainda mais otimistas. O fenômeno é oposto ao El Niño: ao invés de provocar a seca pode contribuir para ocasionar chuvas. A Funceme chegou a dizer que ele poderia atuar em 2017. No entanto, atualmente, as chances são outras: o La Niña pode não ter o efeito que era esperado.

José Erasmo Barreira, 69, afirma pesquisar árvores, aves, e até formigas e abelhas. E suas primeiras observações também lhe obrigam a discordar das previsões do órgão. “Eu só começo a fazer o trabalho mesmo em dezembro, depois que eu junto tudo. Mas já vi que o cumaru deu bom este ano, e isso é um sinal de inverno bom. E outra, meu filho: o Aracati, aquele ventinho da boquinha da noite, ta vindo mais forte também. Pode apostar que isso é sinal de inverno forte”.

O encontro com os profetas no último domingo não é foi ainda o martelo batido sobre as condições das chuvas no inverno de 2017. “A reunião foi feita para ouvir esses profetas e saber como a gente pode fazer um encontro melhor no ano que vem”, explica o produtor Adriano Sousa. O campus de Quixadá Instituto Federal do Ceará (IFCE) vai apoiar continuar apoiando e auxiliando o evento. Este ano o IFCE também vai auxiliar no processo de inscrição de um dos profetas para concorrer ao título de Mestre da Cultura, titulação cedida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Caso um dos profetas quixadaenses seja aprovado, será a primeira vez que um deles integrará o time de representantes de atividades e iniciativas da cultura cearense devidamente reconhecida. ....

 (Diário do Nordeste).

APÓS REBELIÃO NO RN, TEMER DETERMINA A MINISTRO DA JUSTIÇA QUE AUXILIE ESTADO.

O presidente Michel Temer publicou uma mensagem no pefil dele no microblog Twitter neste domingo (15) na qual disse ter determinado ao ministro da Justiça. 

Alexandre de Moraes, que preste "todo o auxílio necessário" ao governo do Rio Grande Norte em razão da rebelião na penitenciária de Alcaçuz,a região da Grande Natal (RN). 



A rebelião no presídio, que começou no fim da tarde deste sábado (14) e se estendeu até o início da manhã deste domingo, resultou na morte de dez pessoas, segundo a Secretaria de Segurança do estado. "Acompanho, desde ontem [sábado, 14], a situação da rebelião no Rio Grande do Norte. Determinei que o Ministro da @JusticaGovBR, Alexandre de Moraes, prestasse todo o auxílio necessário ao governo do estado", publicou o presidente na rede social.

Dom Jaime vieira Rocha envia nota nota à sociedade sobre rebelião de Alcaçuz... .


A Arquidiocese de Natal considerou ‘urgente’ a necessidade de ‘reflexão’ sobre a atual situação do sistema prisional do Rio Grande do Norte. Em nota enviada na manhã deste domingo (15), o arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, se manifestou sobre a rebelião do Presídio de Alcaçuz.  O motim iniciado no final da tarde de ontem, teve 14 horas de duração e as informações extraoficiais dão conta de que pelo menos 24 detentos foram assassinados. 

Confira a nota na íntegra: 
Acompanhamos, com muito pesar e tristeza, os últimos acontecimentos ocorridos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Nossa prece e atenção por esses momentos trágicos de violência e de morte. Sem dúvida, é necessária uma urgente reflexão sobre as condições dos nossos presídios. Suplicamos ao bom Deus para que apazigue os ânimos daqueles nossos irmãos a fim de que renunciem à violência, e a sociedade e o Estado busquem o diálogo e encontrem caminhos para enfrentar a problemática que envolve o nosso sistema prisional. 

Tribuna do Norte.