F.Gil...7News.: 08/25/14

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O Cenário Político quanto o preito eleitoral!

Henrique Alves tem 11% de vantagem sobre Robinson Faria em Mossoró, aponta pesquisa do Instituto Seta

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Seta, em parceria com GAZETA DO OESTE, o candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) ao Governo do Estado, deputado federal Henrique Eduardo Alves, está onze pontos na frente do seu principal concorrente na disputa, o vice-governador Robinson Faria (PSD), na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

Na sondagem estimulada, ou seja, onde o pesquisado responde a pergunta com o auxílio de uma relação, o peemedebista registrou 33,3% das intenções de voto, contra 22,3% de Robinson Faria. A candidata Simone Dutra, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), ficou na terceira posição com 1,6%, seguida pelo candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Robério Paulino, que ficou na quarta posição com 1,3%. Na quinta posição apareceu o candidato do Partido Social Liberal (PSL), Araken Farias, que obteve 0,8%. 23,9% responderam “ninguém”, que “não sabe” ou “nulo”.

ESPONTÂNEA - No que se refere à sondagem espontânea, onde o entrevistado responde livremente a pergunta, mais da metade dos entrevistados responderam “não sabe” ou optaram por não responder, representando 53,9% de um universo de 600 pessoas entrevistadas. O índice de eleitores que disseram não votar em ninguém, branco ou nulo foi significativamente elevado, representando 21,6% do total de pesquisados.

Ainda em relação à pesquisa espontânea, o deputado federal Henrique Eduardo Alves foi citado por 12,8% dos entrevistados, seguido pelo vice-governador Robinson Faria que obteve 9,7% de preferência entre os eleitores entrevistados. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ficou na terceira posição com 0,7% de menções. Empatados com 0,5%, estão Simone Dutra e Robério Paulino. Também empatados, na última posição, foram citados o deputado federal Fábio Faria (PSD) e a atual presidente da República, Dilma Rousseff (PT), ambos contabilizaram 0,2%.

REJEIÇÃO - O Instituto Seta, verificou ainda a rejeição do eleitor mossoroense em relação aos candidatos à chefia do Poder Executivo norte-rio-grandense. De acordo com a pesquisa, o deputado Henrique Eduardo Alves é o mais rejeitado pelo eleitor de Mossoró, com 20,7% de rejeição. Na segunda posição entre os mais rejeitados foi citado o vice-governador Robinson Faria, que obteve 11,3% de menções entre os entrevistados. Em terceiro lugar ficou a candidata Simone Dutra com 7,9%, seguida por Robério Paulino com 5,7%. Em última posição entre os mais rejeitados ficou o candidato Araken Farias com 4,4% de citações dos entrevistados. “Não sabe” ou “não respondeu” ficou em 15,7% de menções, enquanto “ninguém”, “branco” ou “nulo” representou 34,3% de citações dos pesquisados pelo Instituto Seta.

Fátima Bezerra tem vantagem sobre Wilma de Faria

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) lidera a disputa pela única vaga destinada ao Rio Grande do Norte no Senado da República. De acordo com sondagem estimulada, realizada pelo Instituto Seta, em parceria com a GAZETA DO OESTE, registrou 31,6% das intenções de votos para a candidata do Partido dos Trabalhadores. A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) ficou na segunda posição com 22,1% de preferência. A professora Ana Célia (PSTU) ficou na terceira posição com 1,8%, seguida por Roberto Ronconi (PSL) com 1,6%. Em quinto lugar ficou o candidato professor Lailson (PSOL) com 1,5% de citações. O total de entrevistados que não escolheu nenhum dos postulantes disse votar em branco ou votar nulo foi de 21,3% enquanto aqueles que disseram “não saber” ou “não respondeu” foi de 20%.

A deputada federal Fátima Bezerra manteve a dianteira também na sondagem espontânea. De acordo com os números, a petista obteve 9,7% de citações. Em segunda posição, ficou Wilma de Faria, que teve seu nome mencionado por 5,4% dos entrevistados. Na terceira posição ficou o professor Lailson com 0,7%, seguido pelo senador José Agripino (DEM) com 0,5%. A candidata Ana Célia ficou na quinta posição com 0,3%, enquanto Roberto Ronconi, Eduardo Campos (PSB), Garibaldi Filho (PMDB), Marina Silva (Rede) e Rosalba Ciarlini ficaram empatados na última posição, ambos apresentando 0,2% das intenções de votos. O índice de eleitores que disseram não saber ou optaram por não responder foi de 62,5%, enquanto o total de entrevistados que disseram votar em branco, nulo ou em ninguém foi de 19,8%.

REJEIÇÃO - Na verificação quanto aos candidatos ao Senado da República com maior rejeição entre o eleitor mossoroense, o Instituto Seta constatou que a ex-governadora Wilma de Faria foi a postulante que apresentou o maior índice de rejeição, com 23,4%. A segunda candidata mais rejeitada foi a petista Fátima Bezerra com 14,3%. O terceiro mais rejeitado foi Roberto Ronconi com 5,9%. O professor Lailson foi o quarto mais rejeitado com 5,2%. A candidata Ana Célia foi a que apresentou menor índice de rejeição, contabilizando 4,4% de citações. Do total de 600 entrevistados, 31,8% disseram não votar em ninguém, branco ou nulo, enquanto 14,9 disseram que não sabem em quem votar ou mesmo optaram por não responder ao questionamento.

Dilma Rousseff é a preferida do eleitorado mossoroense

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), é a preferida dos mossoroenses entre os candidatos à Presidência. De acordo com a sondagem no quesito espontâneo, a atual chefe da Nação apresentou 36,2% de intenções de votos. Na segunda posição, foi citado o candidato do PSDB, ex-governador Aécio Neves, com 12% das intenções de votos. Em terceiro lugar, foi citado ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 10,7%. Na quarta posição com 2,5% de intenções de votos dos mossoroenses, ficou a candidata Marina Silva, que representa o partido Rede Sustentabilidade.

Ainda foram mencionados o ex-presidente Lula (PT), que foi citado por 1% dos entrevistados. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, com 0,8%. O candidato José Maria (PSTU) com 0,3%. Empatados na última posição com 0,2% das intenções voto, apareceram José Maria Eymael (PSDC) e Ruy Costa Pimenta (PCO). Os entrevistados que não responderam ou que disseram não saber em quem votar representou 27,5% do total de 600 pessoas pesquisadas e 8,7% responderam ao Instituto Seta que não votarão em nenhum dos candidatos, votarão nulo ou votarão em branco.

A sondagem foi realizada entre nos dias 16 e 17 de agosto, com o registro 013/2014, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A margem de erro detectada é de 4% para mais ou para menos. No total foram entrevistados 600 eleitores na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.