F.Gil...7News.: 11/09/16

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A vitória de Trump foi um atentado terrorista!

trump dedo
O espetáculo confuso que os Estados Unidos proporcionam ao mundo neste dia 9/11 produz efeitos tão devastadores quanto aqueles que se seguiram ao ataque de 11/9. Tomada pela radicalidade das mudanças que pode provocar no mundo, a eleição de Donald Trump é equiparável ao histórico ataque terrorista. A diferença é que, dessa vez, os americanos dispensaram o inimigo externo, produzindo um inusitado autoataque —uma espécie de trumpicídio.

Se o triunfo de Trump ensina alguma coisa é que todas as premissas sobre as quais o establishment americano construiu os seus valores depois da Segunda Grande Guerra estão com o prazo de validade vencido. O isolamento que a opção por Trump representa é um convite do império para que as nações comecem a planejar um novo começo. Mais ou menos como Deus fez depois do Dilúvio.

O sucesso de Trump é um prêmio à mediocridade. Seu hipernacionalismo ressentido, com traços de xenofobia, racismo, isolacionismo e desprezo à liberdade de expressão são sinais de que o mundo pós-9/11 não será o mesmo. Quando escreverem o enredo da geração atual é do topete de Trump que falarão os historiadores, e não da popularidade de Barack Obama, representado na disputa pelo ‘mal menor’ Hillary Clinton, um outro nome para desastre.

Resta agora saber o seguinte: o recomeço que se esconde sob o penteado exótico de Trump é um prenúncio do quê? Seja o que for, o mundo não será melhor do que já foi. Um presidente dos Estados Unidos que diz não acreditar no aquecimento global e que guindou à condição de prioridade a construção de um muro na fronteira com o México pode resultar em qualquer coisa, menos em coisa boa.

#Robson Pires.


UNESCO escolhe as 15 cidades mais bonitas do mundo e inclui uma brasileira na lista!


Única cidade brasileira a figurar na lista, Curitiba, capital do Estado do Paraná, ocupa o 13º lugar entre as 15 cidades mais bonitas do mundo, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Para que as cidades recebessem do esse título, foi levado em consideração o desenho estético do espaço urbano que tivesse um grande significado cultural e econômico e também sua relação de sustentabilidade com o meio ambiente. A UNESCO reconheceu o desenho de Curitiba, como o de um agente para transformação urbana. A lista completa das 15 mais bonitas é esta:

1 - Beijing, China

2 - Seul, Coreia do Sul

3 - Nagoya, Japão

4 - Kobe, Japão

5 - Shangai, China

6 - Shenzhen, China

7 - Dundee, Escócia

8 - Helsink, Finlândia

9 - Berlim, Alemanha

10 - Graz, Áustria

11 - Turin, Itália

12 - Bilbao, Espanha

13 - Curitiba, Brasil

14 - Buenos Aires, Argentina

15 - Montreal, Canadá

*Curta Mais.

Dilma cita repasse a Temer que pode derrubá-lo!

temer_dilma

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff apresentou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que investiga as contas das eleições de 2014, documentos que indicam que a empreiteira Andrade Gutierrez repassou R$ 1 milhão à campanha por meio da conta do então candidato a vice, Michel Temer.

O material enfraquece a tese defendida por Temes de que sua arrecadação de campanha foi separada da de Dilma e que, portanto, seu mandato não deveria ser cassado em caso de condenação pelo tribunal. As informações são de reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta quarta-feira.

Os documentos apresentados pela defesa de Dilma rebatem a versão do ex-presidente da Andrade Gutierrez e hoje delator da Lava Jato, Otávio Azevedo, de que a quantia – referente a propina por conta de obras do governo federa l – teria sido encaminhada ao diretório nacional do PT.

*Robson pires.

Idoso de 69 anos faz Enem pela 1ª vez para 'matar' saudade da sala de aula!


Aos 69 anos, o professor aposentado Luiz Wanderlei presta o Enem pela primeira vez. Morando em Rondônia há 32 anos, o educador é formado em matemática, pedagogia e tem pós graduação em supervisão escolar e monitor. Cursando o terceiro período de fisioterapia, Luiz conta que resolveu fazer o Enem para resgatar as lembranças da juventude e "matar" a saudade da sala de aula. 

"Estou revivendo meus 18 anos. Passar por essa adrenalina que é legal, ter esse nervoso. Eu também estou nervoso porque eu não sei o que está me esperando e peço a Deus que me ampare e boa sorte", fala.O candidato mora em Candeias do Jamari (RO), a 25 quilômetros de Porto Velho, e explica que um dos motivos principais para fazer a prova neste fim de semana é adquirir conhecimento e repassar o que cai para alunos que não tenham condições. 

"Eu me vi na obrigação de adquirir o conhecimento desse material para repassar para os meninos que não possuem condições de fazer um cursinho pro Enem. Quero ensiná-los", conta Luiz, que fez a prova do Enem na Escola Rio Branco, em Porto Velho. 

Há 45 anos em sala de aula como professor, após a morte da esposa, Luiz voltou a estudar para não entrar em depressão. Conforme o professor e aluno, o melhor caminho que encontrou foi iniciar um novo curso. 

"O único caminho era eu voltar pra univesidade, porque lá eu converso com todo mundo. Se ficasse em casa nao ia ajudar em nada. Hoje estou no terceiro período de fisioterapia e o Enem veio como nostalgia e resgatou boas lembranças da juventude. O Enem é semelhante aos vestibulares da minha época de jovem, era muito competido, mas a glória de passar é inexplicável", diz. 
O carioca Luiz relembrou a trajetória de vida em Rondônia. Ele conta que trabalhou em oito escolas da capital por mais de 20 anos e sonha em lecionar para jovens de baixa renda da cidade onde mora, mas garante que não consigue fazer isso sozinho , porém, "se houver um incentivo garanto ensiná-los com muito amor", desabafa. 

"Vim pra Rondônia nos anos 80, quando aqui era conhecido como 'O novo Eldorado', mas logo fiquei sem dinheiro. Conheci um homem que hoje é um grande amigo e ganhei abrigo. Como já era formado, comecei a dar alas e aprendi a amar essa terra", relembra.

Via/Serrinha de Fato.

32ª Semana Comum - Quarta-feira 09/11/2016.

São Teodoro
Com São Jorge e São Demétrio, São Teodoro é um dos “três grandes soldados mártires”, para os Orientais

O santo de hoje, São Teodoro, foi um soldado que acabou sendo decapitado na Província do Ponto por confessar a fé cristã;

Era já venerado no século IV. Achaita (Tchorum, Turquia), onde se encontra o seu túmulo, atraiu durante muito tempo os peregrinos.

A lenda depressa lhe embelezou a memória, atribuindo-lhe toda a espécie de aventuras, em particular, como a São Jorge, ter matado um dragão.

Com São Jorge e São Demétrio, é um dos “três grandes soldados mártires”, para os Orientais.

São Teodoro, rogai por nós!