F.Gil...7News.: 11/08/16

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Novo terremoto atinge região central da Itália!

terremoto

Um terremoto de magnitude 4 na escala Richter atingiu a zona central da Itália ontem (7) à noite. O epicentro ocorreu a uma profundidade de 13 km, na província de Macerata, região de Marcas. Exatos 20 minutos depois, houve uma réplica de 2.9 graus, 9 km abaixo do solo. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (Ingv), 17 cidades estão a até 20 km de distância do epicentro, com uma população total de 18,8 mil pessoas.

Entre elas, estão Norcia, Arquata del Tronto, Visso, Ussita, Preci e Castelsantangelo sul Nera, já devastadas pelos tremores que vêm sacudindo o centro do país desde 24 de agosto. Apenas nesta segunda-feira, 172 atividades sísmicas foram registradas na mesma região, a maioria delas com magnitudes entre 2.0 e 3.0.

A mais forte foi a de 4.0, mas até o momento não há registros de danos ou vítimas. “Não senti, estava em Porto Sant’Elpidio para acertar com os pais dos jovens desabrigados como fazer com a escola. É triste, mas posso dizer que já estamos acostumados com um terremoto de força 4”, disse o prefeito de Visso, Giuliano Pazzaglini. A série de terremotos no centro da Itália já deixou 299 mortos e um rastro de destruição em cidades e vilarejos históricos das regiões de Marcas, Úmbria e Lazio.

*Robson Pires.

Setur RN participa de encontro sobre Regionalização do Turismo.

setur

A regionalização é uma das modalidades turísticas mais em voga no país na atualidade. E para atualizar conhecimentos acerca dessa tendência, a Setur RN estará presente à 26ª Reunião de Trabalho dos Interlocutores Estaduais de Regionalização do Turismo, promovida entre esta quarta e sexta-feira, em Belo Horizonte (MG).

“A estruturação da oferta turística pode ser potencializada se considerada sua dimensão regional. A integração a partir de um planejamento ordenado pode ser benéfica para todos. Por isso a necessidade de se discutir o assunto e projetar esse planejamento para um futuro breve”, comentou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

A subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela lembra que este será o terceiro encontro. Nos outros dois, em Brasília e Foz do Iguaçu, os Estados trocaram conhecimentos e experiências, sobretudo relacionados ao estabelecimento e fortalecimento das instâncias de governança regionais. “Para este pretendemos identificar ações e construir parcerias para atuação conjunta entre os Estados e com o Ministério do Turismo”.

*Robson Pires.

Chuva de novembro é do centro-norte do BR.


Atualizado 08/11/2016 às 10:40

A segunda semana de novembro começou com maior concentração de umidade sobre o centro-norte do Brasil. As imagens de satélite do dia 7 de novembro mostravam claramente a diferença de nebulosidade em relação ao centro-sul do país, onde o ar está mais seco e quente. O tom de marrom indica pouca nebulosidade e as manchas e verde, azul e amarelo representam a cobertura de nuvens.


Estas áreas de instabilidade vão persistir sobre o centro-norte do país e serão reforçadas pela até o dia 22 de novembro por três frentes frias. As duas primeiras serão grandes frentes frias e avançam até a Bahia estimulando o aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva sobre parte do Norte, do Nordeste, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

O aumento da chuva começa com uma frente fria que passa rapidamente pelo Sul do Brasil no dia 10 de novembro e por volta do dia 12 ou 13 já estará no sul da Bahia. Após o dia 15 de novembro, esta frente fria será reforçada por outro sistema. Estas duas frentes frias podem provocar chuva forte sobre o Sul do Brasil, sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas as condições para chuva voltam a diminuir logo após a passagem das frentes frias.


O mapa mostra a estimativa do volume total de chuva sobre o Brasil para o período de 15 dias, até o dia 22 de novembro. Os maiores volumes, que superam os 200mm acumulados nos 15 dias, devem ser observados sobre estados do centro-norte do país. Desta vez, os estados do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul terão pouca chuva.


A meteorologista Josélia Pegorim mostra como a chuva vai se comportar sobre país nos próximos 15 dias.

*ClimaTempo.

Temer corta orçamento do Exército que distribui água no Nordeste.

“O Nordeste enfrenta o quinto ano de seca consecutivo e a maior parte dos mananciais já secou. Na Paraíba, a situação é de calamidade. Muitos municípios estão com os reservatórios secos, sendo abastecidos com carros pipa e outros enfrentam rigorosos racionamentos para adiar um iminente colapso no abastecimento, caso não chova nos próximos meses e o governo federal ao invés de ajudar os nordestinos só faz piorar a situação”, denuncia o deputado estadual Jeová Campos, referindo-se ao corte do orçamento para o Exército e outras ações que prejudicam a região. 

O parlamentar destaca uma declaração recente do comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, que se queixou do corte do orçamento para a instituição que, segundo o comandante, deixou a corporação sem condições de fazer o trabalho de distribuição de água no Nordeste, a vigilância das fronteiras comprometida e a tecnologia dos equipamentos obsoleta. 

“Ora, se o comandante vem se queixar de corte e afirma que o trabalho de distribuição de água feito pelo Exercito no Nordeste está comprometido devemos ficar ainda mais preocupados porque hoje o trabalho de distribuição de água pelo Exército é o que garante o mínimo de abastecimento para milhares de pessoas que não têm alternativa para receber água senão dos carros-pipa”, afirma Jeová. 

O parlamentar lembra ainda que o descaso do governo com a região, especialmente, nesta questão de combate a seca também atinge uma obra importantíssima para o Nordeste que é o projeto de Transposição do Rio São Francisco. “Apesar dos apelos e da urgência da obra, a gente não tem do Ministério da Integração, qualquer informação sobre quais medidas estão sendo tomadas para resolver o abandono da obra da transposição pela construtora Mendes Júnior, no Eixo Norte, nos trechos 3, 4 e 8, na chamada Meta 1, que compreende toda aquela região de Terra Nova até Salgueiro. A construtora abandonou o projeto desde junho passado e até agora nada de concreto foi feito para resolver essa questão”, desabafa Jeová.

Com Paraíba Rádio Blog.

Enem registra abstenção de 26% no Rio Grande do Norte.

 

 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou abstenção de 26,85% no total de candidatos no Rio Grande do Norte. De acordo com balanço geral divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 190.578 inscritos no estado, 51.166 pessoas não compareceram aos locais de prova. 


Ainda segundo o Inep, a média nacional foi 30% de abstenção de candidatos, a porcentagem é a maior desde 2009. Do total de aproximadamente 8,4 milhões que poderiam fazer o exame neste final de semana, 5,8 milhões compareceram às provas em todo o Brasil. 

O Amazonas foi o estado com a maior porcentagem de abstenções, 37,4% dos inscritos no estado. Já o Piauí teve a menor taxa de abstenção, com 22,7%. 
O Inep não contabilizou os candidatos que tiveram as provas adiadas devido às ocupações em algumas escolas de todo o país e deverão realizar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro. 

Fonte:No Minuto.com

Dia de Combate ao Câncer de Pele terá atendimento gratuito no RN.



Os dermatologistas associados à Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte (SBDRN) farão no próximo dia 26 de novembro atendimentos gratuitos à população em Natal no Hospital da Liga, unidade das Quintas das 8h às 13h. O Dia C de Combate ao Câncer de Pele terá atendimentos que incluem consultas, orientação e encaminhamento para tratamento, além de pequenas cirurgias feitas de forma voluntária pelos dermatologistas. 

O dermatologista Dr. Leonardo Ribeiro explica como será o atendimento gratuito. “Vamos atender pacientes com suspeitas de câncer de pele voluntariamente explicando a fotoproteção, a conscientização, a prevenção e tratamento do câncer de pele. O Rio Grande do Norte é um dos estados com maior índice de casos de câncer e por isso, esperamos atender cerca de mil pessoas”, justifica o presidente da SBDRN, Dr. Leonardo Ribeiro. 

O Dia C de Combate ao Câncer de Pele terá ações em todo o Brasil e a campanha será divulgada com a hastag #controleosol. No Rio Grande do Norte, a equipe de saúde coordenada pela SBDRN contará com mais de 50 profissionais da área de saúde como dermatologistas, cirurgiões, enfermeiros, técnicos, estudantes e equipe de assistência social que atenderá a população de forma voluntária. Além das cirurgias, os dermatologistas farão orientação sobre fotoproteção, diagnóstico e cuidados com a pele. No ano passado, cerca de 20 mil pessoas foram atendidas em todo o país e no Rio Grande do Norte, mais de mil pessoas participaram do mutirão.

Via/Serrinha de Fato.